Trump sai em defesa de Bolsonaro e diz 'Estou assistindo a caça às bruxas de Jair Bolsonaro. Deixem Bolsonaro em paz'

EUIDEAL - O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a se manifestar em defesa de Jair Bolsonaro. Em publicação feita nesta segunda-feira (8) em suas redes sociais, Trump afirmou que o ex-presidente brasileiro está sendo alvo de uma perseguição política e classificou as ações judiciais contra ele como uma “terrível injustiça”.
“Deixem Bolsonaro em paz”, escreveu Trump, ao reforçar seu apoio ao aliado conservador. Segundo o norte-americano, a única instância legítima para julgar o ex-mandatário do Brasil é a própria população nas urnas. Ele afirmou ainda que as investigações e denúncias contra Bolsonaro fazem parte de uma “guerra política suja”.
A manifestação ocorre no momento em que Bolsonaro se vê cada vez mais pressionado pelo avanço de inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) e pela possível cassação de seus direitos políticos. Trump, por sua vez, enfrenta situação semelhante nos Estados Unidos, respondendo a diversas acusações judiciais em plena pré-campanha para tentar retornar à presidência em 2025.
A relação entre os dois líderes conservadores é antiga e marcada por alinhamentos políticos e ideológicos. Nos bastidores, aliados de Bolsonaro avaliam que o apoio público de Trump pode ter peso simbólico importante neste momento em que o ex-presidente tenta manter sua base mobilizada e reforçar a narrativa de vítima de perseguição.
Apesar das declarações de apoio, Bolsonaro segue na mira das autoridades brasileiras por conta de seu envolvimento em atos antidemocráticos, fraudes e outros episódios sob investigação.
"O Brasil está fazendo algo terrível no tratamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho acompanhado, assim como o mundo, enquanto eles não fazem nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo POVO. Eu conheci Jair Bolsonaro, e ele foi um líder forte, que realmente amava seu país — além de ser um negociador muito duro em COMÉRCIO. A eleição dele foi muito apertada e agora ele está liderando nas pesquisas. Isso não é nada mais, nem menos, do que um ataque a um adversário político — algo que eu conheço muito bem! Isso aconteceu comigo, vezes 10, e agora nosso país é o “MAIS QUENTE” do mundo! O grande povo do Brasil não vai aceitar o que estão fazendo com seu ex-presidente. Estarei acompanhando muito de perto a CAÇA ÀS BRUXAS contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores. O único julgamento que deveria acontecer é o julgamento pelos eleitores do Brasil — isso se chama eleição. DEIXEM BOLSONARO EM PAZ!"
COMENTÁRIOS