Seja bem-vindo
Porto Velho,10/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Igreja Católica celebra 100 anos em Porto Velho com Congresso Eucarístico de grandes proporções

EUIDEAL
Igreja Católica celebra 100 anos em Porto Velho com Congresso Eucarístico de grandes proporções Foto: Divulgação
Publicidade

EUIDEAL – A Arquidiocese de Porto Velho promove, entre os dias 10 e 13 de julho de 2025, o Congresso Eucarístico Arquidiocesano, que marca os 100 anos da criação canônica da Igreja Católica na capital de Rondônia. Com o lema “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente” (Jo 6,51), o evento reúne celebrações religiosas, simpósios teológicos, atividades culturais e uma grande feira popular.

Inspirado no tema “Do céu para o altar da Amazônia”, o congresso é considerado o ápice das comemorações do centenário da Igreja Particular de Porto Velho, criada em 1º de maio de 1925 pelo Papa Pio XI e posteriormente elevada à Arquidiocese em 1982 por João Paulo II.

Programação intensa e presença nacional

O evento terá início no dia 10 de julho, às 19h30, com uma missa campal na Praça da Catedral Sagrado Coração de Jesus, seguida de apresentações culturais. O encerramento será no dia 13 de julho, com uma procissão eucarística que sairá do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, às 16h, em direção à Catedral, onde será celebrada a Missa Jubilar com a presença de fiéis, autoridades civis e eclesiásticas de diversas regiões do país.

Além de Porto Velho, a Arquidiocese abrange outros 12 municípios e conta atualmente com 29 paróquias, 6 áreas missionárias e centenas de comunidades espalhadas por uma vasta região amazônica.

Destaques da programação



  • Simpósios Teológicos nos dias 11 e 12, em quatro “Casas” temáticas, com a participação de bispos, padres e especialistas de todo o Brasil.




  • Catequeses Públicas nas chamadas “Taperas”, realizadas nas noites de 11 e 12, em várias paróquias urbanas.




  • Feira Ecológica “Casa Comum”, nos dias 11 a 13, com mais de 60 expositores, produtos indígenas, gastronomia típica e sustentabilidade.




  • Apresentações culturais diárias, com destaque para o cantor Padre João Carlos, que se apresenta no dia 12, e a presença de grupos como a Escola de Samba Asfaltão e o Grupo Bikouran Daiko.




  • A Fonte Eucarística, que funcionará 24 horas por dia na Paróquia São Cristóvão, com adoração, confissões e direção espiritual.




  • A Vigília das Juventudes, na madrugada do dia 13, com oração, música e espiritualidade jovem na Catedral.




Um momento histórico para a Igreja

Segundo a Arquidiocese, o Congresso é o ponto culminante de um itinerário de quatro anos de preparação pastoral e missionária. Durante esse período, a Igreja local realizou assembleias, encontros formativos, ações missionárias, caminhadas da juventude, produções culturais e até a criação de um prato oficial do centenário.

O evento também marca o lançamento da revista comemorativa dos 100 anos e do livro “Dom Moacyr Grechi: Uma Voz Profética na Amazônia”, resgatando o legado do arcebispo falecido em 2019, ícone da luta por direitos humanos na região.


O Congresso é aberto a toda a população. A Arquidiocese convida fiéis, comunidades, autoridades e imprensa a participarem deste grande momento de fé, unidade e celebração.






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.