Igreja Católica celebra 100 anos em Porto Velho com Congresso Eucarístico de grandes proporções

EUIDEAL – A Arquidiocese de Porto Velho promove, entre os dias 10 e 13 de julho de 2025, o Congresso Eucarístico Arquidiocesano, que marca os 100 anos da criação canônica da Igreja Católica na capital de Rondônia. Com o lema “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente” (Jo 6,51), o evento reúne celebrações religiosas, simpósios teológicos, atividades culturais e uma grande feira popular.
Inspirado no tema “Do céu para o altar da Amazônia”, o congresso é considerado o ápice das comemorações do centenário da Igreja Particular de Porto Velho, criada em 1º de maio de 1925 pelo Papa Pio XI e posteriormente elevada à Arquidiocese em 1982 por João Paulo II.
Programação intensa e presença nacional
O evento terá início no dia 10 de julho, às 19h30, com uma missa campal na Praça da Catedral Sagrado Coração de Jesus, seguida de apresentações culturais. O encerramento será no dia 13 de julho, com uma procissão eucarística que sairá do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, às 16h, em direção à Catedral, onde será celebrada a Missa Jubilar com a presença de fiéis, autoridades civis e eclesiásticas de diversas regiões do país.
Além de Porto Velho, a Arquidiocese abrange outros 12 municípios e conta atualmente com 29 paróquias, 6 áreas missionárias e centenas de comunidades espalhadas por uma vasta região amazônica.
Destaques da programação
Simpósios Teológicos nos dias 11 e 12, em quatro “Casas” temáticas, com a participação de bispos, padres e especialistas de todo o Brasil.
Catequeses Públicas nas chamadas “Taperas”, realizadas nas noites de 11 e 12, em várias paróquias urbanas.
Feira Ecológica “Casa Comum”, nos dias 11 a 13, com mais de 60 expositores, produtos indígenas, gastronomia típica e sustentabilidade.
Apresentações culturais diárias, com destaque para o cantor Padre João Carlos, que se apresenta no dia 12, e a presença de grupos como a Escola de Samba Asfaltão e o Grupo Bikouran Daiko.
A Fonte Eucarística, que funcionará 24 horas por dia na Paróquia São Cristóvão, com adoração, confissões e direção espiritual.
A Vigília das Juventudes, na madrugada do dia 13, com oração, música e espiritualidade jovem na Catedral.
Um momento histórico para a Igreja
Segundo a Arquidiocese, o Congresso é o ponto culminante de um itinerário de quatro anos de preparação pastoral e missionária. Durante esse período, a Igreja local realizou assembleias, encontros formativos, ações missionárias, caminhadas da juventude, produções culturais e até a criação de um prato oficial do centenário.
O evento também marca o lançamento da revista comemorativa dos 100 anos e do livro “Dom Moacyr Grechi: Uma Voz Profética na Amazônia”, resgatando o legado do arcebispo falecido em 2019, ícone da luta por direitos humanos na região.
O Congresso é aberto a toda a população. A Arquidiocese convida fiéis, comunidades, autoridades e imprensa a participarem deste grande momento de fé, unidade e celebração.
COMENTÁRIOS