VOZES AMAZÔNICAS: Programa ‘Toada’ é lançado e apresenta o melhor da música de Rondônia nesta sexta (6)
Evento gratuito ocorre com apresentações de Bira Lourenço, quartomudo, Tuer Lapin e Wari
Assessoria Toada Com o objetivo de romper o chamado “deserto de notícias” que envolve a produção artística da Amazônia rondoniense, o projeto de extensão ‘Toada’ promove, nesta sexta-feira (6), o evento de lançamento de sua primeira temporada. A festa gratuita acontece no Beatnik Bar Alternativo, localizado na Rua João Goulart, 665, bairro Mato Grosso, zona Sul de Porto Velho.
Desenvolvido de forma coletiva por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o projeto apresenta um formato audiovisual que une entrevista e performance musical, valorizando artistas locais e suas trajetórias. A iniciativa surge como uma resposta à concentração da indústria cultural no Sudeste do país, criando um espaço democrático para que músicos da região Norte compartilhem suas produções, histórias de vida e os desafios técnicos de fazer arte na Amazônia.
Com episódios de 30 a 40 minutos, o programa dialoga especialmente com o público jovem e conectado às redes sociais, ampliando a visibilidade da cena musical rondoniense.
Parcerias e produção
A viabilização técnica do projeto conta com o apoio do estúdio Ecos da Oca e do produtor cultural Thiago Maziero, que disponibilizou infraestrutura e suporte técnico para as gravações. Sob orientação da professora Andréa Cattaneo de Melo, os acadêmicos da UNIR são responsáveis por todas as etapas do projeto, desde a elaboração das pautas, apuração e entrevistas até a edição final, com apoio do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA).
Inspirado em produções como o Tiny Desk, da rádio estadunidense NPR, e o programa Cultura Livre, da TV Cultura, o ‘Toada’ adapta a estética de grandes produções ao contexto amazônico.
“O intuito é possibilitar que os acadêmicos e a comunidade sintam-se contemplados com a reprodução midiática e a interação comunicacional”, destaca Guilherme Belém, líder do grupo.







COMENTÁRIOS