Seja bem-vindo
Porto Velho,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Paraná Pesquisas: Lula diminui vantagem sobre Bolsonaro; Ciro e Moro brigam pela 'terceira via'

O instituto Paraná Pesquisas enviou nesta quarta-feira (9), uma nova pesquisa eleitoral exclusiva para a disputa presidencial de 2022 ao site EUIDEAL.COM

Fonte: Folha de SP
Paraná Pesquisas: Lula diminui vantagem sobre Bolsonaro; Ciro e Moro brigam pela 'terceira via' Lula (PT), Bolsonaro (PL), Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT)
Publicidade

EUIDEAL - O instituto Paraná Pesquisas enviou nesta quarta-feira (9) uma nova pesquisa eleitoral para a disputa presidencial de 2022 (veja metodologia e registro abaixo), ao site EUIDEAL.COM.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que em pesquisas anteriores aparecia em primeiro com ampla vantagem sobre o presidente Bolsonaro, com cerca 40,1% das intenções de voto, agora aparece cm 38,9%, em pesquisa estimulada, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que está com 30,9%.


Em terceiro lugar com uma porcentagem inexpressiva, está o ex-juiz Sérgio Moro (PODEMOS), com 7,4 das intenções de voto nos dias que a pesquisa foi realizada. Em seguida, aparece Ciro Gomes (PDT - 6,8 %),  o governador paulista João Doria (PSDB - 2,2%), o governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB - 1,3%), o deputado federal André Janones (Avante - 0,1%), a senadora Simone Tebet (MDB - 0,4%), e o senador Alessandro Vieira (Cidadania - 0,1%).

No questionário espontâneo, quando o entrevistador não lê nenhum nome de pré-candidato a presidente para o eleitor entrevistado, Lula e Bolsonaro foram os mais citados (veja os números abaixo).



Espontânea

Lula (PT) - 25,86%

Jair Bolsonaro (PL) - 21,5%

Sergio Moro (Podemos) - 2,3%

Ciro Gomes (PDT) - 1,9%

João Doria (PSDB) - 0,4%

Outros nomes citados - 0,3%

Não sabe/ Não respondeu - 37,9%

Confira outros números:


Segundo turno

Lula x Bolsonaro

Lula (PT) - 46,0%

Jair Bolsonaro (PL) - 37,3%

Branco/nulo - 13,5%

Não sabe - 3,5%


Lula x Moro

Lula (PT) - 45%

Sergio Moro (Podemos) - 28,1%

Branco/nulo - 22,9%

Não sabe - 4%


Bolsonaro x Moro

Jair Bolsonaro (PL) - 37,7%

Sergio Moro (Podemos) - 29,2%

Branco/nulo - 29%

Não sabe - 4,1%


Potencial eleitoral

O Paraná Pesquisas também perguntou aos eleitores em quem eles votariam com certeza e em qual candidato não votariam. Lula é quem tem o maior potencial eleitoral, segundo o levantamento: 30,2% votariam no ex-presidente. Já o pré-candidato tucano João Doria tem a maior rejeição, com 66% dos entrevistados dizendo que não votariam nele de jeito nenhum. Confira o resultado:


APROVAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO



PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA (Fonte: Paraná Pesquisa) 

O universo desta pesquisa abrange o eleitorado do território nacional brasileiro. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2020 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, renda domiciliar mensal e posição geográfica. O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais, face a face, com eleitores com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 164 municípios brasileiros entre os dias 03 e 08 março de 2022, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20,0% das entrevistas.

Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,2% para os resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,4% para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 863 entrevistas, 4,3% para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 544 entrevistas, 5,7% para o estrato da Região Norte + Centro- Oeste onde foram realizadas 312 entrevistas e 5,8% para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 301 entrevistas. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1a, 2a, 3a, 4a, 5a, 6a e 7a Região sob o no 3122/22. De acordo com a Resolução-TSE no. 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o no BR-06682/2022.

A amostra é representativa do eleitorado da área pesquisada e foi selecionada em três etapas. Na primeira etapa realiza-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas serão realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população eleitora com 16 anos ou mais residente nos municípios como base para essa seleção. Na segunda etapa, faz-se um sorteio probabilístico das localidades, onde as entrevistas serão realizadas, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população de 16 anos ou mais residente nas localidades como base para essa seleção. Na terceira etapa, a seleção do entrevistado dentro da localidade, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: Sexo, faixa etária, escolaridade e renda domiciliar mensal.

Fonte de Dados: IBGE Censo 2010 e TSE - Janeiro 2022

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.