Novo monarca do Reino Unido adota o nome de Rei Charles III; saiba quem ele é
Com a morte da mãe dele, a rainha Elizabeth II, nesta sexta-feira (8), ele assumiu o trono automaticamente, mas a cerimônia de coroação pode levar meses - Getty Images/Jane Barlow/WPA Pool

Com a morte da rainha Elizabeth II aos 96 anos nesta sexta-feira (8), seu filho primogênito, Charles assumiu o trono do Reino Unido.
“A morte da minha amada mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família”, afirmou Charles em nota escrita publicada pelo Twitter oficial da monarquia britânica.
“Lamentamos profundamente o falecimento de uma querida Soberana e de uma mãe muito amada”, acrescentou.
Ele é o monarca britânico mais velho a assumir a coroa, aos 73 anos. Devido à idade avançada de Elizabeth, Charles já assumia deveres do trono, como em maio deste ano, quando ele a substituiu na cerimônia de abertura do Parlamento Britânico.
Como parte dos primeiros atos de seu reinado, Charles deverá participar de uma audiência com a recém-empossada primeira-ministra, Liz Truss, e realizar um pronunciamento à nação.
A cerimônia de coroação dele, porém, pode levar meses, informou a agência de notícias americana Associated Press.
Seu novo título é rei Charles III. Ele mantinha o título de herdeiro do trono, príncipe de Gales, desde os nove anos. Charles nasceu em 14 de novembro de 1948 no Palácio de Buckingham, residência oficial do monarca britânico. Ele tinha apenas 3 anos quando Elizabeth assumiu o trono.
Em 1981, ele se casou com Diana Spencer, conhecida como a princesa Diana. Eles tiveram dois filhos, o príncipe William, atual herdeiro ao trono, e o príncipe Harry, que, em 2020, abdicou de seu título sênior da família real
O casal se separou em agosto de 1996. Charles se casou com a sua atual esposa e nova rainha consorte do Reino Unido, Camilla, em 2005, cerca de oito anos após a morte de Diana.
Conhecido por seu apego ao ambientalismo, ele terá a tarefa de suceder sua mãe, que governou por sete décadas, o maior reinado da história do país, e que definiu a manutenção da confiança do povo britânico na coroa.
Charles já esteve no Brasil pelo menos quatro vezes, em 1978, 1991, 2002 e 2009.
O Aantagonista
COMENTÁRIOS