Internet de Musk serve mais a 'traficante, grileiro e criminosos' que a escolas, diz governador do AM
Durante uma reunião com governadores da região Norte, o governador do Amazonas, Wilson Lima, expressou sua frustração em relação aos investimentos do bilionário Elon Musk na Amazônia Legal. De acordo com Lima, até o momento, apenas três escolas públicas do estado foram beneficiadas com as antenas fornecidas gratuitamente pela empresa de Musk, que oferecem acesso à internet. Com informações da Folha de S.Paulo.
Ele destacou que essas tecnologias não têm sido direcionadas para atender às políticas públicas, resultando em traficantes, grileiros e criminosos garimpeiros tendo acesso às antenas enquanto comunidades mais simples e isoladas do interior amazônico ficam sem conexão:
“A internet que ele começou a colocar na Amazônia nunca esteve conectada às políticas públicas”, disse o governador. “Resultado: traficante, grileiro e criminosos têm a antena do Elon Musk, mas a comunidade mais simples, lá do interior, não tem acesso”.
Recentemente, o Ibama realizou apreensões de onze kits para internet da Starlink, empresa de Elon Musk, em áreas de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Essas ações fazem parte de operações conjuntas do Ibama e da Polícia Rodoviária Federal que têm ocorrido na Amazônia, com o objetivo de interromper as linhas de suprimento do garimpo ilegal e combater a atividade na região, forçando a saída dos invasores.
COMENTÁRIOS