Seja bem-vindo
Porto Velho,04/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Confúcio Moura alerta para as consequências das mudanças climáticas e parabeniza a chegada de Ismael Crispin ao MDB

O senador alertou para os problemas da Amazônia, mas reconhece que existem mudanças visíveis no comportamento de alguns setores e que, aos poucos, as dores causadas pelas mudanças serão sentidas por todos

Fonte: Assessoria
Confúcio Moura alerta para as consequências das mudanças climáticas e parabeniza a chegada de Ismael Crispin ao MDB

Ao fazer uso da Tribuna nessa terça-feira, 28, o senador Confúcio Moura fez uma homenagem aos novos dirigentes da Associação Comercial de Ji-Paraná, empossados no dia 23 de novembro. “Eu me comprometi a estar na festa da posse do Liomar e do Pedrinho, mas ocorreu um acidente gravíssimo na BR-364 e não pudemos seguir viagem. Foi um acidente trágico, com vítimas, que obstruiu a BR, e eu não pude chegar ao evento, que tem duas lideranças fantásticas, eleitas pelos comerciantes de Ji-Paraná. Daqui desta Tribuna, mando o meu abraço e desejo sucesso! ”, disse.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Durante o discurso, o parlamentar narrou a mudança no clima e as consequências no ambiente, em particular nos rios da região. “Em Rondônia, chove muito. Rondônia é Amazônia, e eu vi rios caudalosos do passado quase secos. Agora, recentemente, um reservatório de água da cidade de Espigão D’Oeste secou, um riacho que nunca havia secado, que abastecia a cidade de 30 mil habitantes, subitamente, a cidade ficou sem água de tudo. O Prefeito ficou sem saber o que fazer. Aí, os prefeitos da região tiveram que mandar para ele, urgentemente, carros-pipas, aí ele foi abastecer casa a casa com o carro-pipa, numa cidade na Amazônia”, lamentou.

Confúcio Moura se disse preocupado com as mudanças nos ciclos das chuvas, e disse temer a evolução do ocorreu este ano. “Eu fico preocupado, porque o ciclo das águas é muito importante e lá em Rondônia em especial, porque tem um elevado, perto da cidade de Campo Novo, chamado de Serra dos Pacaás Novos. E, nesse altiplano, há um aquífero que abastece quase todos os rios do Estado de Rondônia, todos os rios nascem no mesmo lugar, nascem no mesmo ponto. O rio Pacaás, o rio Cautário, o rio Urupá, o rio Jamari, o rio Candeias, o rio Santa Cruz e todos os demais rios nascem ali. Tem gente desmatando, invadindo áreas do único aquífero de onde nascem todos os rios do Estado de Rondônia. Isso é um crime bárbaro! ”, alertou o senador.

No entanto, o senador crer em mudança de mentalidade em relação ao meio ambiente. Segundo ele, o que humanidade vivenciou este ano produziu uma ruptura com uma visão antiga do discurso preservacionista. “Eu vejo o drama da Mata Atlântica brasileira, eu vejo hoje as iniciativas de empresários, fazendeiros, sitiantes, chacareiros plantando árvores, recuperando nascentes. Há uma política hoje de recuperação de nascentes. Estou vendo lá em Cacoal, no Estado de Rondônia, a prefeitura trabalhando uma política de recuperação de nascentes”, informou.

Ao encerrar o seu discurso, o parlamentar narrou um grande evento de filiação ocorrido em São Miguem do Guaporé, no último sábado, dia 25. “Nós fizemos uma festa para o deputado estadual Ismael Crispin, pela filiação dele ao nosso Partido MDB. É um homem venturoso, é um homem inteligente, ético, com um pensamento especial de um político de alto nível. O nosso partido enriqueceu as suas fileiras tendo ao nosso lado o brilhante Deputado Ismael Crispin, lá do Estado de Rondônia”, concluiu.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.