Seja bem-vindo
Porto Velho,20/05/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Detran-RO promove capacitação a voluntários para atuarem em ações de prevenção aos sinistros

rondonia.ro.gov.br
Detran-RO promove capacitação a voluntários para atuarem em ações de prevenção aos sinistros
Publicidade

Cerca de 250 servidores participaram da Oficina Operacional Prática, em Porto Velho




Publicidade
Para dar continuidade na formação de educadores para o trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) realizou a segunda fase de seleção de voluntários para trabalharem nas Atividades Educativas de Trânsito (AET), executadas pela Escola Pública de Trânsito (EPTran). A oficina aconteceu na quarta-feira (7), no auditório de uma instituição de ensino superior em Porto Velho, das 14h às 21h, com a participação de aproximadamente 250 servidores da Capital. A Oficina Operacional Prática teve o objetivo de discutir e aprimorar as metodologias de ensino e conteúdo aplicado na abordagem de condutores de veículos e da população em geral, nas ações educativas de trânsito.



O diretor da EPTran, Welton Nunes Ribeiro destacou a importância do aprimoramento dos servidores para execução das ações educativas de trânsito. “Nosso compromisso é promover um trânsito mais seguro para todos. Ao capacitar nossos servidores para atuarem em nossas ações junto à sociedade, damos qualidade às informações prestadas, e disseminando a cultura da paz no trânsito em todo o estado”, afirmou.


Voluntários para realização de ações educativas foram avaliados na oficina


Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações do Detran-RO demonstram que, escolhas corretas e prudentes no trânsito, são fundamentais para proteger a vida de todos. “A população precisa se conscientizar da necessidade de assumir responsabilidade por suas escolhas no trânsito. As operações do Departamento promovem um trânsito mais seguro e consciente em nossa região”, salientou.


O auxiliar administrativo da Autarquia, Sáimon Rio, atuou como avaliador dos candidatos na oficina, com notas de zero a 10, e considerou os critérios capacidade de síntese, sequência lógica, domínio de linguagem e conhecimento do conteúdo. “É importante ter domínio da mensagem a ser repassada para a população. O educador precisa transmitir a informação de forma clara e coesa, com o intuito de sensibilizar a pessoa abordada, ao ponto de convencê-la a adotar comportamento seguro no trânsito.”


O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha destaca que, a oficina Operacional Prática também vai ser desenvolvida para servidores lotados no interior do estado, e que as ações de educação e fiscalização de trânsito estão alinhadas, com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), ao qual a Autarquia aderiu em 2022. “Promovemos um trânsito mais seguro e humanizado para todos, por meio de ações educativas inovadoras, capacitação de servidores e, formando parcerias com a sociedade civil, com o objetivo de reduzir, no mínimo, 50% das taxas de mortes no trânsito.”


ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


O post Detran-RO promove capacitação a voluntários para atuarem em ações de prevenção aos sinistros apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.