Seja bem-vindo
Porto Velho,13/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Representantes de RO participam de seminário nacional sobre prevenção de doenças tropicais no sistema prisional

rondonia.ro.gov.br
Representantes de RO participam de seminário nacional sobre prevenção de doenças tropicais no sistema prisional
Publicidade


Com o intuito de combater doenças tropicais no sistema prisional, o governo de Rondônia representado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) participou do Seminário Nacional sobre Tuberculose em Pessoas Privadas de Liberdade, realizado nos dias 7 e 8 de maio, em Brasília. O evento, promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), em parceria com o Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária (Desco/Saps/MS), reuniu profissionais de saúde, gestores públicos, especialistas em políticas prisionais e representantes do sistema penitenciário de todo o país.



O evento definiu diretrizes para fortalecer a colaboração entre os estados


A Sejus, por meio da Gerência de Saúde (Gesau), participou do evento com o objetivo de fortalecer a rede de atenção à saúde nas unidades prisionais, do encontro teve como foco na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento da tuberculose. Durante o seminário, também foi ressaltada a importância da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), que orienta as ações voltadas a esse público no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a integração entre os diferentes órgãos de saúde é fundamental. “A articulação entre as áreas da saúde e da justiça tem sido essencial para garantir um atendimento mais humanizado e eficaz. O combate à tuberculose tem se fortalecido e eventos como este ajudam a alinhar nossas ações às diretrizes nacionais”, declarou.


SAÚDE PÚBLICA


Segundo a gerente da Gesau, Míriam Muniz, a presença do estado no seminário reforça o compromisso da gestão com a saúde pública em todos os níveis, inclusive dentro das penitenciárias. “Estamos empenhados em garantir que o acesso à saúde no sistema prisional seja uma realidade. A prevenção e o tratamento adequado de doenças como a tuberculose são fundamentais para proteger vidas e reduzir riscos à saúde coletiva”, destacou.


O secretário da Sejus, Marcus Rito, afirmou que a participação no evento representa um avanço significativo para o estado. “O seminário foi uma oportunidade de troca de experiências e fortalecimento de estratégias para a promoção da saúde dentro das unidades. Rondônia tem feito progressos importantes nesse campo, e seguimos firmes no propósito de ampliar o cuidado com os reeducandos”.


ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


O post Representantes de RO participam de seminário nacional sobre prevenção de doenças tropicais no sistema prisional apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.