Representantes de RO participam de seminário nacional sobre prevenção de doenças tropicais no sistema prisional

Com o intuito de combater doenças tropicais no sistema prisional, o governo de Rondônia representado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) participou do Seminário Nacional sobre Tuberculose em Pessoas Privadas de Liberdade, realizado nos dias 7 e 8 de maio, em Brasília. O evento, promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), em parceria com o Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária (Desco/Saps/MS), reuniu profissionais de saúde, gestores públicos, especialistas em políticas prisionais e representantes do sistema penitenciário de todo o país.

O evento definiu diretrizes para fortalecer a colaboração entre os estados
A Sejus, por meio da Gerência de Saúde (Gesau), participou do evento com o objetivo de fortalecer a rede de atenção à saúde nas unidades prisionais, do encontro teve como foco na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento da tuberculose. Durante o seminário, também foi ressaltada a importância da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), que orienta as ações voltadas a esse público no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a integração entre os diferentes órgãos de saúde é fundamental. “A articulação entre as áreas da saúde e da justiça tem sido essencial para garantir um atendimento mais humanizado e eficaz. O combate à tuberculose tem se fortalecido e eventos como este ajudam a alinhar nossas ações às diretrizes nacionais”, declarou.
SAÚDE PÚBLICA
Segundo a gerente da Gesau, Míriam Muniz, a presença do estado no seminário reforça o compromisso da gestão com a saúde pública em todos os níveis, inclusive dentro das penitenciárias. “Estamos empenhados em garantir que o acesso à saúde no sistema prisional seja uma realidade. A prevenção e o tratamento adequado de doenças como a tuberculose são fundamentais para proteger vidas e reduzir riscos à saúde coletiva”, destacou.
O secretário da Sejus, Marcus Rito, afirmou que a participação no evento representa um avanço significativo para o estado. “O seminário foi uma oportunidade de troca de experiências e fortalecimento de estratégias para a promoção da saúde dentro das unidades. Rondônia tem feito progressos importantes nesse campo, e seguimos firmes no propósito de ampliar o cuidado com os reeducandos”.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Representantes de RO participam de seminário nacional sobre prevenção de doenças tropicais no sistema prisional apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.
COMENTÁRIOS