Dia de Campo das Agrárias Movimenta Fazenda Escola da FIMCA Com Foco em Sustentabilidade e Integração Entre Cursos

No último sábado, 28 de junho, o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA promoveu mais uma edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que acontece na Fazenda Escola da FIMCA e reuniu os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Nutrição. Aberto à comunidade, o evento reforça a proposta de integrar a teoria à prática, promovendo a sustentabilidade no campo e aproximando a população das soluções inovadoras desenvolvidas pelos estudantes.
• Da roça ao remédio: plantas medicinais utilizadas pelo SUS – com preparo de mudas, escolha de substratos e explicações sobre usos terapêuticos.
• Energias renováveis e sustentabilidade no campo – que abordou inovações para o uso racional de recursos naturais.
• Sistema produtivo da pitaya – com técnicas de propagação e extração de pigmentos.
• Fazendo certo: manejo de pastagens – com ênfase no pastejo rotacionado e nas forrageiras.
• Boas práticas agrícolas no manejo do algodão – desde o cultivo até o controle de pragas.
• Conexão AgroFeira: do campo para a mesa – apresentando alimentos e subprodutos diretamente ao consumidor.
• Nutrição: com uma estação dedicada à educação alimentar com foco em saúde e sustentabilidade.
• Medicina Veterinária: enfocando o manejo de neonatos, vacinação, reprodução e ordenha, sempre com foco no bem-estar animal.
Além de professores e alunos, o evento contou com a presença de autoridades acadêmicas, como Ana Emília Tavares, coordenadora do Núcleo de Ciências Agrárias; Harrisson Oliveira, professor da área de exatas das Agrárias; Ana Josette, coordenadora do curso de Nutrição; e Jéssica Gimaque, coordenadora do curso de Medicina Veterinária.
A coordenadora do curso de Agronomia ressaltou que iniciativas como essa “fortalecem a formação dos estudantes, que aplicam na prática o que aprendem em sala, desenvolvendo soluções reais para os desafios do campo com responsabilidade social e ambiental”. A Fazenda Escola, é um diferencial da FIMCA, por garantir experiências únicas desde o início da graduação.
Já para João Eduardo Batista, aluno de Agronomia, o evento representa uma etapa importante da formação: “é uma oportunidade de praticar ao longo curso inteiro, entender o dia a dia, assim como aprender as demandas do pequeno ao grande produtor e sair da faculdade com segurança para atuar no mercado com experiência prévia”, afirmou.
O evento reforça o avanço do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA como única instituição de ensino superior em Rondônia a possuir uma fazenda escola própria, garantindo experiências práticas desde o primeiro período. A cada edição, o Dia de Campo reafirma seu papel essencial na formação de profissionais completos, humanos e comprometidos com o futuro sustentável da produção agropecuária brasileira.
COMENTÁRIOS