Seja bem-vindo
Porto Velho,02/06/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Trump elogia Flávio Bolsonaro e, dias depois, governo dos EUA propõe taxa de 25% contra produtos do Brasil

Publicação do presidente dos Estados Unidos ocorreu no mesmo dia em que seu governo avançou com proposta de sobretaxa contra importações do Brasil, ampliando a repercussão política do encontro em Washington.

EUIDEAL
Trump elogia Flávio Bolsonaro e, dias depois, governo dos EUA propõe taxa de 25% contra produtos do Brasil Foto: Reprodução
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta terça-feira (2) uma fotografia ao lado do senador e pré-candidato à Presidência do Brasil, Flávio Bolsonaro, durante encontro realizado no Salão Oval da Casa Branca na semana passada.


LEIA TAMBÉM:


Na publicação feita na rede Truth Social, Trump elogiou o parlamentar brasileiro.

"Foi muito bom ter Flávio Bolsonaro no Salão Oval da Casa Branca — um jovem inteligente que ama muito o seu país, o Brasil!", escreveu o presidente norte-americano.

O encontro ocorreu em 26 de maio e, segundo Flávio Bolsonaro, teve como pauta temas relacionados à relação bilateral entre Brasil e Estados Unidos, incluindo comércio, segurança e investimentos estratégicos.

Tarifa de 25% amplia repercussão

A publicação ganhou ainda mais destaque porque ocorreu poucas horas após o governo Trump anunciar uma proposta de tarifa adicional de 25% sobre uma série de produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. A medida foi apresentada pelo Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR) após uma investigação sobre práticas comerciais brasileiras.

Segundo o governo norte-americano, a proposta está relacionada a questões como comércio digital, serviços de pagamento eletrônico, propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol, combate à corrupção e políticas ambientais.

A tarifa ainda não entrou em vigor. O processo prevê período de consulta pública e audiência antes de uma decisão definitiva.

Debate político no Brasil

O anúncio gerou forte repercussão no cenário político brasileiro. Críticos da aproximação entre Trump e a família Bolsonaro apontaram a coincidência entre o encontro na Casa Branca e o avanço das medidas comerciais contra o Brasil. Já aliados de Flávio Bolsonaro afirmam que o senador buscou justamente evitar prejuízos ao país durante as conversas realizadas em Washington.

Em entrevista concedida nesta terça-feira, Flávio declarou que pediu diretamente a Trump que não aplicasse sanções ou tarifas contra empresas brasileiras.

"Eu pedi expressamente: não taxem as empresas brasileiras", afirmou o senador ao comentar as reuniões realizadas com integrantes do governo norte-americano.

O que pode mudar

Caso a proposta seja aprovada, diversos produtos brasileiros poderão enfrentar novas barreiras para entrar no mercado norte-americano. Entretanto, itens importantes da pauta de exportações do Brasil, como café, carne bovina, petróleo, fertilizantes, aeronaves e determinadas matérias-primas, estão entre as exceções inicialmente previstas pelo governo dos Estados Unidos.















A combinação entre o elogio público de Trump a Flávio Bolsonaro e o anúncio das novas tarifas colocou o episódio no centro do debate político e econômico entre os dois países, em um momento de intensificação das discussões sobre comércio internacional e das articulações para a eleição presidencial brasileira de 2026. 

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.