Coluna da Hora - Por Geri Anderson

COLUNA DA HORA – DENÚNCIA DE FRAUDE, FALSIDADE IDEOLÓGICA, SABOTAGEM E DANO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO NO SAMU EM PORTO VELHO

Agilidade, qualidade e segurança no atendimento era para estar entre as principais referências do trabalho desenvolvido pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Mas o que vem acontecendo em 2025 não é bem isso. Um grupo de servidores não muito republicanos que atua nos departamentos internos do SAMU andam praticando procedimentos nada qualitativos ou ágeis para que a instituição evolua em seu trabalho cotidiano. Recentemente, até a diretora-geral solicitou sua exoneração por conta de assédio, ameaças e até falsidade ideológica, sabotagem e dano ao patrimônio público.
DENÚNCIA RECEBIDA PELA REDAÇÃO DO COLUNA DA HORA
“Servidores do SAMU de Porto Velho denunciam que na última segunda feira dia 05/05/25 com intenção de prejudicar a diretora Mara Correia ,alguém no interior da instituição realizou uma denúncia anônima falando de todos os médicos que ali trabalham… ao tomar conhecimento, a diretora fez todos os procedimentos de praxe e aguarda que as providências sejam tomadas. Segundo a informação dos servidores , essa prática já se tornou rotineira e esse grupo criminoso já prejudicou outras pessoas com ações dessa natureza, a gravidade de tudo isso foi que , durante a visita técnica, enquanto as máquinas eram vistoriadas em outros setores, justo o computador utilizado, foi molhado supostamente agiram com a intenção de apagar as provas. Aguarda agora a identificação dos mesmos”. ESSE FOI O TEXTO QUE CHEGOU ATÉ NÓS.
O CASO
O Portal Coluna da Hora foi investigar e de acordo com servidores de dentro da unidade em Porto Velho, um grupo criminoso anda fraudando denuncias contra os médicos que atendem nas UPA’s na Capital. A maioria das denúncias são por pura perseguição, portanto, são caluniosas, por isso a falta de coragem para se identificar na autoria. Testemunhas relatam que os meliantes já são conhecidos internamente por outras práticas nada saudáveis para o administrativo do SAMU, e agora agiram novamente fraudando uma denúncia para a ouvidoria e colocando a diretora-geral como autora, que, após tomar conhecimento, foi em busca de providências enquanto o técnico de informática fazia averiguações e vistoria no computador que havia identificado a origem do e-mail com assinatura de autoria falsa. Pois os servidores, para sabotar a vistoria, não foram lá e jogaram água na máquina com a intenção de apagar todas as provas! Pasmem! Para isso eles tiveram coragem. A diretora, vítima do grupo fraudulento, filmou tudo, registrou com fotos, a agua fresca ainda, escorrendo pela estrutura do computador. Parecia que tinha desabado um temporal somente em cima do “personal computer” e da mesa onde ele estava.
ANTES DISSO
Mas antes disso, o resultado da falsa e caluniosa denúncia contra os médicos já havia ganho ecos pela “rádio-corredor” do prédio administrativo do SAMU e todos queriam saber porque a diretora havia feito tal denúncia tão grave. Os próprios médicos ficaram muito chateados com a diretora, que só foi descobrir, quando a bomba havia estourado. A mesma acabou ouvindo palavras ofensivas, mesmo diante de um cenário sem culpabilidade. A comemoração era irradiante por parte do grupo fraudulento, chegando a exalar sorrisos indisfarsáveis pelos corredores da fofoca.
COLUNA DA HORA
O Portal de Notícias COLUNA DA HORA não é de fazer ou promover desavenças, mas também não deixa passar impune ou sem a devida propagação, atos criminosos que prejudicam a reputação de terceiros, principalmente quando se trata de uma repartição pública com o papel tão importante para a população em situação de emergência de saúde. O SAMU É uma instituição séria, com atuação em todo o território nacional, e não é aqui que um pequeno grupo vai desmoronar essa reputação. Que a regulação desse serviço fiscalize e investigue o caso, não deixando de punir os culpados pelos danos ao patrimônio, como foi o caso do computador com os registros de atos fraudulentos, como foi com o crime de falsidade ideológica, que foi caracterizada no ato da assinatura do e-mail calunioso e, por fim, e não menos importante, como fizeram esse planejamento em grupo para incriminar ou criar situação constrangedora com a diretora-geral, que por isso, se viu em uma situação de risco, tendo que pedir exoneração do cargo.
SERVIÇO
Os atendimentos do Samu funcionam 24h todos os dias da semana, o resgate de urgência e emergência é feito após o primeiro contato, no 192, quando é informado a necessidade do serviço móvel. Depois de confirmado, uma equipe é direcionada para o local a fim de prestar os primeiros socorros a pacientes com riscos de vida (acidentados, baleados, etc) e ainda vítimas de afogamentos, convulsões e infartos. O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores. Estes profissionais são responsáveis por realizar o atendimento pré-hospitalar, através dos primeiros socorros, e direcionar o paciente até uma unidade de pronto atendimento no menor tempo possível.
CONCLUSÃO
Alguém tem dúvida em relação a importância desse serviço prestado pelo SAMU? A Prefeitura de Porto Velho precisa garimpar os que levam essa prestação a sério, e os que não levam, que sejam mandados para outro lugar. Fazer motim só para prejudicar ou promover mudança na direção é andar para trás e brincar com a seriedade do atendimento do SAMU NA Capital.
COMENTÁRIOS