Seja bem-vindo
Porto Velho,19/02/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Servidores recebem capacitação em curso de técnicas não letais, em Porto Velho

rondonia.ro.gov.br
Servidores recebem capacitação em curso de técnicas não letais, em Porto Velho
Publicidade

Capacitação fortalece segurança nas unidades prisionais com uso responsável da força e técnicas de baixa letalidade

Para aprimorar a segurança por meio de capacitação, o governo de Rondônia realizou, na sexta-feira (13), o Curso de Técnicas e Tecnologias Não Letais – TTNL (Agentes Químicos), na sede do Centro de Treinamento da Polícia Penal Thiago Alfaia dos Santos, em Porto Velho. A capacitação reuniu policiais penais e forças parceiras para qualificação no uso diferenciado da força, com foco na atuação segura, proporcional e alinhada aos direitos humanos dentro do sistema prisional.

Promovido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), o curso teve como objetivo desenvolver habilidades técnicas, operacionais e emocionais dos profissionais, por meio do ensino de práticas, rotinas e procedimentos que aprimoram a tomada de decisão em ocorrências críticas. A formação busca fortalecer a segurança institucional, reduzir riscos operacionais e garantir intervenções legais e proporcionais no ambiente carcerário.

USO RESPONSÁVEL DA FORÇA

O curso contou com a participação integrada de instrutores e alunos de diversas forças de segurança, incluindo o Batalhão de Choque da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), a Base Aérea, a Força Penal Nacional e a Polícia Penal Federal, fortalecendo a cooperação interinstitucional nas ações de segurança.

Capacitação fortalece atuação segura da Polícia Penal em Rondônia

Durante a capacitação, os participantes receberam instruções teóricas e práticas sobre agentes químicos, instrumentos de incapacitação temporária e protocolos de intervenção, considerando critérios de legalidade, necessidade e proporcionalidade.

A formação também enfatizou a proteção dos direitos humanos, a redução da letalidade e a atuação profissional pautada em normas vigentes.

A coordenadora de Projetos da Esep, Hemily Cristina Azevedo Nascimento, ressaltou a relevância estratégica da formação integrada. “O curso representa um avanço importante na capacitação dos policiais penais e no fortalecimento da segurança pública. Esse tipo de capacitação amplia a atuação técnica, responsável e proporcional dos operadores, priorizando a preservação de vidas e o controle adequado de situações críticas.”

O secretário da Sejus, Marcus Rito, destacou que a formação fortalece a atuação profissional no sistema prisional. “Estamos preparando nossos servidores para agir com técnica, equilíbrio e responsabilidade. A capacitação em tecnologias não letais garante respostas mais seguras nas ocorrências.”

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O post Servidores recebem capacitação em curso de técnicas não letais, em Porto Velho apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.