Ameaças a policiais penais motivam megaoperação da Draco contra facção criminosa em RO
Foto: Reprodução Rondônia – A Polícia Civil de Rondônia desencadeou na manhã desta segunda-feira (2) uma grande operação para neutralizar um plano criminoso que visava a execução de policiais penais no estado. Batizada de Operação Xeque Mate, a ação é conduzida pela 1ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO 1), vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DECCO).
Plano era comunicado com expressão “Xeque Mate”
De acordo com a Polícia Civil, durante as investigações foi identificado que os suspeitos utilizavam a expressão “xeque mate” em suas comunicações como um código para autorizar a execução dos atentados planejados. O nome da operação faz referência direta a esse detalhe revelado pelas apurações.
Dez mandados judiciais e transferência para presídio federal
Ao todo, foram cumpridos dez mandados judiciais, incluindo ordens de prisão, busca e apreensão, além de medidas cautelares que preveem a transferência de lideranças da facção para o sistema penitenciário federal.
As diligências contaram com o apoio de diversas delegacias especializadas da Polícia Civil, além de policiais penais e do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (GAPE), vinculado à Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS). A integração entre as forças de segurança foi determinante para o sucesso da operação e para a neutralização do plano criminoso antes que ele pudesse ser executado.
Compromisso com a proteção dos agentes de segurança
Em nota, a Polícia Civil reafirmou seu compromisso com a defesa da ordem pública e com a proteção dos agentes do sistema de justiça, destacando que ações estratégicas e integradas como a Operação Xeque Mate são fundamentais no enfrentamento ao crime organizado em Rondônia.




COMENTÁRIOS