VÍDEO: Rio Madeira rompe limite e Prefeitura decreta emergência em Porto Velho
Reprodução/Giro Oficial Com o nível do rio Madeira ultrapassando a cota considerada crítica, a Prefeitura de Porto Velho oficializou situação de emergência após o manancial atingir 15,10 metros — acima do limite de 15 metros. A medida foi publicada na segunda-feira (27) com base em avaliação técnica da Defesa Civil.
LEIA TAMBÉM:
O avanço das águas já provoca impactos severos em comunidades ribeirinhas ao longo do Baixo, Médio e Alto Madeira. Moradores relatam perdas em plantações, dificuldade de deslocamento, falta de água potável e escassez de medicamentos, cenário que amplia o estado de vulnerabilidade das famílias atingidas.
De acordo com o município, novas localidades podem ser incluídas no decreto caso o nível do rio continue subindo nos próximos dias, o que mantém o alerta em toda a região.
Com a decretação da emergência, a gestão municipal passa a ter respaldo para mobilizar todas as secretarias e órgãos públicos em uma atuação integrada no enfrentamento da crise. A medida também agiliza processos administrativos, facilita a liberação de recursos e amplia a capacidade de resposta, priorizando o atendimento imediato às populações afetadas e a mitigação dos danos causados pela cheia.


COMENTÁRIOS