Marcos Rogério diz que prioridade na saúde será enfrentar fila da regulação e regionalizar atendimento em Rondônia
Durante entrevista ao Eu Ideal no Debate Show do Rondoniaovivo, candidato do PL também defendeu hospital de urgência na capital e unidade voltada a traumas no interior.
Marcos Rogério concedeu entrevista ao Eu Ideal durante o Debate Show do Rondoniaovivo. Foto: Eu Ideal Resumo: O candidato ao Governo de Rondônia Marcos Rogério (PL) afirmou que, caso seja eleito, uma das primeiras prioridades na saúde será enfrentar a demanda acumulada de pacientes que aguardam consultas especializadas, exames e cirurgias. Ele também defendeu a regionalização dos serviços e afirmou que pretende aproximar a estrutura do Governo do Estado dos municípios do interior. As propostas de regionalização e mudanças na regulação também constam no plano de governo registrado pela candidatura.
EUIDEAL - O candidato ao Governo de Rondônia Marcos Rogério (PL) apontou o enfrentamento da fila da regulação como sua primeira prioridade na saúde. Diretamente do Debate Show do Rondoniaovivo, realizado nesta sexta-feira (18), no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, o Eu Ideal conversou com o candidato sobre saúde e a relação do Governo do Estado com os municípios. O debate reuniu cinco candidatos ao Palácio Rio Madeira.
Pontos principais
- Rogério aponta a fila da regulação como primeira prioridade na saúde
- Candidato defende hospital de urgência na capital e unidade de trauma no interior
- Plano de governo prevê regionalizar consultas, exames, cirurgias e leitos
- Rogério defende que investimentos e serviços cheguem diretamente aos municípios
- Candidato reforça a expressão "destravar" o funcionamento do Estado
Fila da regulação como primeiro passo
Questionado sobre qual seria sua primeira mudança na saúde caso seja eleito, Marcos Rogério apontou como prioridade a redução da demanda de pacientes que, segundo ele, aguardam atendimento na regulação estadual.
Segundo o candidato, a intenção seria inicialmente enfrentar a demanda por consultas com especialistas, exames e procedimentos cirúrgicos para, posteriormente, avançar sobre questões estruturais.
Regionalização e novos hospitais
Entre as propostas mencionadas por Marcos Rogério estão a construção de um hospital de urgência na capital, uma estrutura destinada ao atendimento de traumas no interior e a regionalização dos serviços de saúde.
O plano de governo registrado pela candidatura também prevê regionalizar consultas, exames, cirurgias e leitos, além de fortalecer hospitais regionais e implantar uma plataforma integrada para a regulação de pacientes do SUS.
"O governo precisa chegar na ponta"
Marcos Rogério também foi questionado sobre como pretende aproximar o Governo de Rondônia dos municípios do interior.
O candidato afirmou que a administração estadual não pode permanecer concentrada na estrutura governamental em Porto Velho e defendeu que investimentos e serviços públicos cheguem diretamente aos municípios, distritos e comunidades.
“Ninguém mora no Estado. O cidadão, as pessoas, moram numa rua, num bairro, num distrito, nas cidades. É onde a vida real acontece”, afirmou.
Para Marcos Rogério, o Palácio Rio Madeira deve funcionar como sede administrativa, enquanto a atuação do governo precisa alcançar diferentes regiões do estado.
“O orçamento público precisa chegar lá onde estão as pessoas. O investimento tem que chegar lá”, declarou.
Ao final, o candidato afirmou que pretende ampliar a presença estadual em áreas como saúde, segurança pública e infraestrutura e voltou a utilizar uma das mensagens centrais de sua campanha: "destravar" o funcionamento do Estado. Antes do debate, Marcos Rogério já havia divulgado essa expressão ao apresentar a linha de sua candidatura.


COMENTÁRIOS