Seja bem-vindo
Porto Velho,30/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Coluna da Hora - Por Geri Anderson

COLUNA DA HORA – TENTATIVA DE GOLPE NA AROM?, VEREADOR GEDEÃO NEGREIROS, MARQUISE, GOVERNO VAI COMPRAR HOSPITAL E OUTROS ASSUNTOS EXCLUSIVOS


COLUNA DA HORA – TENTATIVA DE GOLPE NA AROM?, VEREADOR GEDEÃO NEGREIROS, MARQUISE, GOVERNO VAI COMPRAR HOSPITAL E OUTROS ASSUNTOS EXCLUSIVOS

HILDON CHAVES/AROM

O ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, atual presidente da AROM, entidade representativa dos 52 municípios de Rondônia, está sendo colocado na parede por um grupo insatisfeito de prefeitos do interior. O grupo quer Hildon fora do poder, mas não justificam de forma clara o real motivo para isso. Hildon Chaves foi eleito presidente da AROM com a totalidade dos votos e agora surge essa tentativa de “golpe” interino lá pelos insatisfeitos. Esse imbróglio já vazou e está repercutindo, o que pega mal para caramba institucionalmente. Em outras palavras: enfraquece o respeito e a CREDIBILIDADE pela AROM.

MARCOS ROCHA TEATRAL

O governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), está prestes a concretizar a compra de um hospital particular para substituir o Pronto-Socorro João Paulo II, em Porto Velho, uma das unidades de saúde mais sobrecarregadas do estado. Na segunda-feira passada, dia 24, o governador anunciou publicamente que havia desistido da aquisição, alegando que os preços estavam com sobre-preço. No entanto, informações exclusivas de bastidores revelam que a declaração foi apenas uma encenação teatral para evitar que os valores cobrados pelos hospitais subissem ainda mais.

9 DE JULHO E PRONTOCORDIS

De acordo com a Coluna Painel Político, o Hospital 9 de Julho, que entrou no mercado há cerca de um mês com um valor inicial superior a R$ 100 milhões, e o Prontocordis, com sua estrutura moderna de 64 leitos e 12 UTIs, são os principais alvos. A escolha final dependerá de fatores como custo, localização e capacidade de adaptação às necessidades do sistema público de saúde.

SOCORRO

Se vai sair ou não essa compra ainda não se sabe, mas o que se sabe é o obvio: precisamos de mais um hospital urgente! E tem mais: Não é fechando o JP II para abrir outro que vai se resolver isso não. O déficit é tão grande que o governo precisa comprar um novo e manter o velho JP II funcionando para poder suprir a demanda altíssima de urgência e emergência.

VEREADOR GEDEÃO NEGREIROS

O vereador, presidente da Câmara de Vereadores, Gedeão Negreiros, também conhecido por Gedeão do Edvilson Negreiros, essa semana aprovou 4 leis muito importantes para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I, além de outras temáticas relevantes e, até então, fora das pautas de urgência.

ALUNOS NEURODIVERGENTES

Destaque para o projeto aprovado que disponibiliza sobre a garantia de alimentação especial para estudantes neurodivergentes ou com restrições alimentares na Rede Municipal de Educação. A lei aprovada assegura alimentação fornecida nas escolas de forma adaptada para esses alunos especiais.

SEGURANÇA PARA GRUPOS VULNERÁVEIS

Foi criado um protocolo de atendimento especial à mulheres, crianças ou idosos em casos de abusos ou violência em locais públicos. O projeto estabelece diretrizes detalhadas sobre como funcionários de comércios, restaurantes, hotéis, farmácias e demais locais públicos e privados da capital rondoniense devem agir ao identificar situações de violência contra esses grupos vulneráveis. O objetivo é garantir acolhimento seguro e humanizado, além de facilitar o acionamento rápido das autoridades competentes.

GEDEÃO DA CÂMARA

O vereador tem se destacado na Câmara Municipal de Porto Velho pela autoria de projetos de lei que buscam transformar a educação, garantir a segurança nas escolas e ampliar o acesso a medidas de prevenção na área da saúde. Entre suas recentes conquistas legislativas, propostas de grande impacto foram aprovadas e agora seguem para implementação pelo executivo em até 90 dias.

POR FALAR EM CÂMARA DE VEREADORES

Na semana que vem, mais especificamente na segunda-feira, dia 31 de março, às 11 horas, será realizada na Câmara Municipal de Porto Velho o evento importantíssimo que discutirá um tema de alta relevância para a gestão de resíduos sólidos no município: a votação do Projeto de Lei nº 02, de autoria do prefeito Léo Moraes.

EM SUMA

Os Vereadores decidirão o futuro da parceria público-privada em sessão decisiva. A Câmara votará possível revogação de lei que encerrou PPP com ECO RONDÔNIA/MARQUISE. Este projeto visa revogar a Lei nº 3.174, de 10 de maio de 2024, que formaliza uma parceria público-privada (PPP) no valor de mais de R$ 2 bilhões com a empresa ECO RONDÔNIA/MARQUISE, responsável pela prestação de serviços relacionados à implantação, manutenção, limpeza urbana, coleta, reciclagem e disposição final de resíduos sólidos na cidade.

O FUTURO DA COLETA DE LIXO EM JOGO NA CAPITAL DE RO

O que Muda com a Revogação? A Lei nº 3.174 extinguirá a autorização para a continuidade da parceria com a ECO RONDÔNIA/MARQUISE, encerrando os termos do Contrato nº 019/PGM/20. Essa ação significa não apenas o fim de um compromisso financeiro significativo, mas também uma reavaliação sobre como os serviços públicos na área de resíduos são geridos em Porto Velho.

COLUNA DA HORA

A Coluna da Hora vai se despedindo por aqui. Essa semana este colunista, e toda a sua família, passou por uma gripe viral muito forte e precisa descansar. Muita coisa acontecendo, por isso mesmo contundido, estamos aqui levando fatos e não narrativas até você. Esse lance aí da Marquise parece que tem muito mais assunto por debaixo do tapete do que se imagina. A população, em especial, os meus leitores, precisam ficar de orelha em pé, pois alguém tá visando lucro nessa transição de empresas que atendem a coleta de resíduos na Capital. A pergunta que não quer calar: QUEM SERIA? Tchau, até a próxima edição.



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.