Bolsonaro: ‘Se PT voltar ao governo, vai ter maconha no alvorada’

Presidente tentou ironizar o projeto de lei que viabiliza o cultivo de maconha para uso medicinal, medida fundamental para o tratamento de várias doenças

08/06/2021 - 14:02 hs
Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) continua a fazer propaganda para o Partido dos Trabalhadores (PT). Nesta terça-feira, 8, Bolsonaro atacou o PT e ironizou um projeto de lei importantíssimo que viabiliza o cultivo de maconha para uso medicinal, para tratar doenças como epilepsia, câncer, e outros.

“Tem a canabidiol sintética. Não precisa deixar o pessoal em casa, não. Já imaginou se o PT um dia voltar ao governo? Vai ter plantação de maconha ali, ó.”, disse, em referência ao gramado do Palácio da Alvorada.

bolsonaro maconha
Crédito: Antônio Cruz | Agência BrasilBolsonaro: “se PT voltar ao governo, terá maconha no Alvorada”

O Projeto de Lei (PL) 399 de 2015, que regulamenta o plantio de maconha para fins medicinais e a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos, ou partes da planta, foi aprovado na manhã desta terça-feira, com votos contrários de parlamentares bolsonaristas, e favoráveis da oposição.

O PL, de autoria do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), altera a Lei 11.343/06, que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e que autoriza o plantio de vegetais como a maconha, denominada Cannabis sativa, para fins científicos ou medicinais, em local e prazo determinado, mediante fiscalização.

Segundo o relator, o projeto apenas regulamenta a legislação vigente e vai ajudar as famílias de pacientes que não responderam bem a outras terapias ou tiveram efeitos colaterais com medicamentos disponíveis no mercado.

Catraca Livre