Seja bem-vindo
Porto Velho,18/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Mais de 18 mil bandas de tambaqui foram assadas durante Festival

Em Rondônia foram assadas mais de 18 mil bandas de tambaqui durante a 2ª edição do Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia


Mais de 18 mil bandas de tambaqui foram assadas durante Festival
Publicidade

Diário da Amazônia – Em Rondônia foram assadas mais de 18 mil bandas de tambaqui durante a 2ª edição do Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia, que aconteceu no último domingo, 19, em 30 municípios do estado, além de 26 capitais do Brasil e o Distrito Federal.

De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a expectativa era assar 15 mil bandas do pescado, no entanto esse número foi superado durante o evento. Somente na Capital, foram assadas 4 mil bandas de tambaqui. Já em Ji-Paraná foram assadas cerca de mil bandas do pescado.

Todas as bandas de tambaqui assadas durante a realização do evento em Rondônia, foram adquiridas por meio de doações e processadas em parceria com frigoríficos e agroindústrias. Os tickets foram vendidos antecipadamente para a retirada no dia do festival.

O tradicional Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia em 2021, aconteceu em parceria com a Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar), com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura de Rondônia (Sedi).

Apesar de o Festival acontecer para o incentivo do consumo do tambaqui em todo o Brasil, também foi desenvolvida uma ação direcionada ao Hospital Santa Marcelina e outras entidades filantrópicas.

De acordo com a organização do festival, somente no Estado, cerca R$ 400 mil foram arrecadados, valor que será revertido em doação para instituições como a Apae, Hospital Santa Marcelina, Hospital do Amor, entre outras entidades filantrópicas.

Tambaqui da Amazônia

Rondônia é o maior produtor de peixes nativos do país, sendo o tambaqui a principal espécie produzida em cativeiro, com 90% de toda a produção. Conforme apontam os dados Anuário Peixe BR 2020, da Associação Brasileira da Piscicultura, são mais de 80 mil toneladas de peixes produzidas anualmente no Estado.

Dados do Ministério da Economia mostram que, de janeiro a julho de 2021, Rondônia já exportou para o Peru e Bolívia mais 120 toneladas de tambaqui, contabilizando mais de U$ 280 mil.

“O brasileiro não tem o hábito de comer peixe da Amazônia. Por isso, promover esse Festival para fora do Estado, é uma visibilidade enorme para o consumo fora daqui. Quem não conhece o tambaqui, basta mostrar a primeira vez que já conquista o consumidor”, disse o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Daniel Pereira.

Diário da Amazônia

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.