Seja bem-vindo
Porto Velho,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Autores de áudio criado por IA contra prefeito de Manaus são alvos de operação da PF; Justiça Federal deve determinar prisão de envolvidos


Autores de áudio criado por IA contra prefeito de Manaus são alvos de operação da PF; Justiça Federal deve determinar prisão de envolvidos Foto: Assessoria
Publicidade

Na últoma sexta-feira, dia 9, a Polícia Federal deflagrou uma operação com o objetivo de identificar os responsáveis por um áudio produzido com o uso de inteligência artificial para difamar o prefeito de Manaus, David Almeida.

Em dezembro do ano passado, um grupo divulgou um áudio falso no qual a voz atribuída ao prefeito proferia ofensas contra professores. Este material começou a circular um dia após uma manifestação desses profissionais em frente à prefeitura de Manaus. A investigação da Polícia Federal constatou que o áudio não era autêntico.

Na operação conduzida nesta sexta-feira, os alvos foram um designer, três empresas de publicidade, os sócios dessas empresas e duas pessoas que compartilharam a fake news. Os suspeitos estão sendo investigados por difamação eleitoral.

Os policiais federais cumpriram nove mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de computadores, enquanto os suspeitos foram intimados a prestar depoimento.

Segundo a PF, os agentes conseguiram identificar o sistema utilizado para a produção do áudio falso, o autor, o local da produção e a agência de publicidade responsável por divulgar o material em plataformas digitais.

Informações da imprensa local indicam que a PF planeja solicitar à Justiça Federal a prisão dos envolvidos na produção do vídeo falso do prefeito de Manaus.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.