Seja bem-vindo
Porto Velho,14/02/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Às vésperas do Carnaval, Breno Mendes alerta para risco de colapso na coleta de lixo em Porto Velho


Às vésperas do Carnaval, Breno Mendes alerta para risco de colapso na coleta de lixo em Porto Velho
Publicidade

Porto Velho (RO), fevereiro de 2026 — Às vésperas do Carnaval e diante da expectativa de aumento na geração de resíduos no período pós-festa, o vereador Dr. Breno Mendes (Avante) afirmou que documentos internos do processo administrativo da Prefeitura orientam para que o município não avance na contratação da empresa Sistema Serviços Urbanos para assumir a coleta de lixo na capital, diante de  condicionantes financeiras apresentadas pela empresa e de riscos apontados em análise técnica sobre questionamentos por órgãos de controle e eventuais disputas judiciais.


De acordo com o vereador, a cidade já enfrenta dificuldades no serviço e o cenário pode se agravar com o fluxo do Carnaval e o aumento de resíduos nos dias seguintes. “A cidade já está sofrendo com a coleta. E a Sistemma nem chegou e já quer reequilíbrio. Nem começou e já quer entrar dizendo que precisa de mais dinheiro. Isso empurra Porto Velho para um colapso”, declarou.


Breno cita o conteúdo do documento *“Análise de Riscos e Sugestão de Novo Procedimento – Contrato Emergencial nº 028/PGM/2025”*, que registra que a empresa teria aceitado assumir o contrato emergencial, com a condição de solicitar reequilíbrio econômico-financeiro e repatriação de valores logo no início. Para o parlamentar, isso sinaliza a possibilidade de revisão de custos após o início da execução, o que, segundo ele, compromete a previsibilidade do contrato.


O vereador sustenta que, caso a prestação do serviço seja viável pelos valores do certame*, o caminho adequado é a *abertura de novo processo licitatório, e não a formalização de ajustes que elevem os custos do serviço durante a execução. A análise técnica, conforme relatado por Breno, também aponta risco de nulidade e contestação por órgãos de controle, como o Tribunal de Contas, além de possível judicialização.


No contexto do período carnavalesco, o vereador afirma que a Prefeitura deve considerar um plano que evite descontinuidade e reforço insuficiente da coleta. Ele mencionou Belo Horizonte (MG) como referência de situação em que o município precisou acionar plano de contingência diante de instabilidade no serviço, destacando que Porto Velho deve atuar para não repetir cenário semelhante.


Breno informou que já protocolou ofício cobrando o que chamou de “diligência mínima”, com solicitação de documentos que comprovem capacidade técnica e financeira, além de certidões e garantias relacionadas à contratação. Segundo ele, a orientação interna apontada no procedimento é para que o município não aceite condicionantes e abra novo certamente.


Como medida para evitar interrupção do serviço enquanto um novo processo é conduzido, o vereador defendeu também uma solução de transição, com uso de um operador anterior que já esteja estruturado e com contingente mobilizado, até a definição do novo contrato. *“Vamos aguardar a posição do prefeito, esperando que não agravem ainda mais o caos da coleta”*, concluiu.


“A Prefeitura precisa agir com responsabilidade e transparência. Se há sinal de risco jurídico e de pressão por reequilíbrio logo no início, o município deve priorizar a segurança do processo e a continuidade do serviço, especialmente no Carnaval e no pós-Carnaval, quando a demanda aumenta”, afirma Dr. Breno Mendes, vereador de Porto Velho (Avante).


O vereador Dr. Breno Mendes solicita que a Prefeitura apresente, de forma detalhada, os documentos e as justificativas técnicas do procedimento emergencial e que informe quais medidas adotará para assegurar a continuidade da coleta durante o Carnaval e no período pós festa.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.