Cacoal inaugura Hospital Municipal e Fúria destaca marco histórico na saúde
Prefeito afirma que nova unidade reforça atendimento à população e simboliza avanços na área da saúde durante sua gestão.
Reprodução Eu Ideal EUIDEAL - Na noite desta quinta-feira (12), o prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, inaugurou oficialmente o Hospital Municipal de Cacoal, considerado um dos principais investimentos recentes na área da saúde do município. A nova unidade passa a integrar a rede de atendimento local e deve ampliar a capacidade de assistência à população.
Principais notícias
Durante entrevista, o prefeito destacou que a inauguração representa um momento histórico para a cidade e reforça o compromisso da gestão com a melhoria dos serviços de saúde.
“Esse hospital significa atendimento de qualidade para a nossa população. É uma grande conquista para Cacoal e um momento histórico, que nos faz lembrar das dificuldades que enfrentávamos na saúde. Desde 2021 estamos trabalhando para mudar essa realidade”, afirmou.
Segundo o prefeito, a abertura do hospital marca a sexta unidade de saúde inaugurada durante sua gestão. Ele lembrou que, ao longo dos últimos anos, o município também investiu na reestruturação da maternidade, que hoje registra uma das menores taxas de mortalidade do país.
“Transformamos a maternidade de Cacoal, que hoje tem uma das menores taxas de mortalidade do Brasil. Pegamos o centro de moderados falido e hoje ele é uma grande referência. Abrimos hospital de campanha na pandemia, abrimos o pronto atendimento e agora esse grande marco da saúde de Cacoal”, disse.
A nova unidade contará com 250 servidores, que atuarão no atendimento à população. De acordo com Fúria, o hospital terá foco nos serviços que são de responsabilidade do município, especialmente nas áreas de média e baixa complexidade.
Entre os atendimentos previstos estão cirurgias eletivas, como procedimentos de hérnia, vesícula e cirurgias pediátricas. A expectativa é que já na próxima semana seja iniciado um mutirão para reduzir a fila de pacientes.
“Aqui vamos atuar diretamente nas cirurgias eletivas e em atendimentos que competem ao município. Já temos cirurgias planejadas e na próxima semana começaremos um grande mutirão”, explicou.
O prefeito também afirmou que a estrutura pode servir de referência para outras cidades do estado.
“Queremos que esse hospital seja um modelo para Rondônia, mostrando que os municípios também podem fazer sua parte no atendimento à população”, destacou.
Ao comentar as prioridades da gestão, Fúria ressaltou que a saúde foi tratada como uma das principais áreas de investimento ao longo dos últimos anos.
“A saúde sempre foi prioridade porque era uma grande dificuldade da população de Cacoal. Fizemos muitas obras na cidade, pavimentamos mais de 240 ruas, mas o lugar onde mais investimos foi na saúde, e agora estamos colhendo os resultados”, concluiu.
Assista.





COMENTÁRIOS