Coluna Espaço Aberto
Mudanças no Governo de Rondônia em 2023 serão para mostrar estratégia diferente de gestão
Confira as notas do dia.
ACORDOS
Marcos Rocha segue em frente cumprindo os acordos de campanha. Depois de nomear o marido da deputada Jaqueline Cassol, Luiz Paulo Batista, para a Secretaria de Agricultura, agora é a vez de acomodar o deputado Léo Moraes, que se despede da Câmara Federal no dia 31.
GIGANTE
Moraes foi confirmado como novo diretor-geral do Detran, um dos mais importantes órgãos da administração estadual. Ele vai substituir Paulo Higo, um técnico que ocupava o cargo desde o início do ano passado.
LAMENTO
Higo não fala sobre a troca, mas sai descontente do comando do Departamento. Queria ficar, teve até abaixo assinado de servidores pedindo sua permanência no cargo, mas Rocha manteve o que ajustou no segundo turno da eleição.
CABO ELEITORAL
O comando do DETRAN é uma ação estratégica de Léo, que desde o fim do segundo turno da eleição para Governo, após a reeleição de Rocha, já se prepara para disputar à Prefeitura de Porto Velho.
FUGA
Ao que parece, Moraes dessa vez não deverá “fugir” da disputa, como ocorreu em 2020, quando deixou aliados e correligionários aborrecidos por ter desistido do pleito horas antes do prazo legal de confirmação de candidatura.
OPINIÃO
Aliás, Léo Moraes tem uma coisa engraçada. Ele tenta valorizar seu passe até o limite, e quando toma uma decisão parece surpreender até a si próprio.
TEM MAIS
Marcos Rocha terá ainda outras alterações no Governo que são consideradas estratégicas, mas não revela o que pretende mudar. Disse uma vez que dá azar antecipar nomes para o primeiro escalão.
GURU
Ao que parece as únicas duas posições “imexíveis” em sua gestão estão na Vice-Governadoria e na Casa Civil. Ambos os Gonçalves (Sérgio e Junior) estão mais firmes que palanque em banhado.
GURU 2
Sérgio foi eleito pelo voto e nem que quisesse Rocha poderia tirá-lo do cargo. Já o jovem Junior Gonçalves é o faz tudo desde 2018 e tem sido um assessor extremamente leal.
GURU 3
Não é unanimidade entre alguns políticos próximos ao Governo e entre àqueles que, em alguns momentos, são instados a opinar, mas para Marcos Rocha ele é “o cara”. Então...
CONCLUSÃO
O que vem pela frente em relação ao governo ninguém sabe, o que se conhece e foi admitido por Marcos Rocha é que ele promete comandar acompanhando o cumprimento das missões, coisa que não fez no primeiro mandato.
HUMILDADE
Desde que a vaidade seja deixada de lado e se dê ouvido à gestores capacitados e não puxa-sacos, o Governo pode realmente ser destaque em vários setores que já andam caminhando bem.
CONSCIENTE
Marcos Rocha pode até ser chamado de devagar, mas não é burro. Quase três meses atrás, ao perceber a água bater no pescoço, ele buscou apoio com quem entendia de política e foi reeleito.
CAPACITAÇÃO
Na futura gestão a premissa é a mesma. Administrador administra e operacional executa. Ao Governador caberá decidir o que pode ser melhor para o Estado.
CONCURSO
O Ministério Público do Estado de Rondônia lançou nesta terça-feira o edital do II Concurso Cultural de Fotografias “Por que Ser Pai é Legal?”. O concurso busca promover a construção de uma pauta permanente de discussões e reflexões nos diversos espaços sociais a respeito da importância da paternidade.
RECONHECIMENTO
O MP aponta que um grande número de crianças no Estado de Rondônia ainda não possui a paternidade reconhecida e está em situação de deserção paterna, além de tantos outros casos cuja paternidade é declarada, porém não exercida de forma responsável, presente e impactante para a formação e desenvolvimento da criança e do adolescente.
PROJETO
Uma das ações do MP para amenizar o problema tem sido o Projeto Rede Paternidade. A iniciativa busca fomentar o reconhecimento de paternidade/estado de filiação e,ainda, a conscientização acerca do exercício da paternidade responsável por meio da articulação integrada de todos os órgãos e representações sociais do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.
ABERTO
O concurso é destinado a servidores e membros do Ministério Público do Estado de Rondônia, bem como ao público em geral, de todos os municípios do Estado, que sejam pais até a data de premiação do II Concurso Cultural de Fotografias “Por que Ser Pai é Legal?”.
PROCEDIMENTO
As fotos devem registrar momentos entre pais e filhos, sendo que a autoria deverá ser individual. As inscrições poderão ser feitas no site do Ministério Público de Rondônia (www.mpro.mp.br) entre os dias 27/12/2022 a 31/01/2023.
PROCEDIMENTO 2
A inscrição só será validada após o envio da fotografia e aceite aos Termos de Cessão de Direitos Autorais e de Autorização de Uso de Imagem para divulgação em campanhas temáticas da instituição.
PREMIAÇÃO
O concurso premiará as 3 fotografias que melhor abordarem o tema “Por que Ser Pai é Legal?”, obedecendo aos critérios do edital. O primeiro lugar receberá um Smartphone; o segundo lugar um Smartwatch e o terceiro lugar ganhará um kindle. A solenidade de premiação dos vencedores será realizada no dia 28 de março de 2023 em evento no Ministério Público de Rondônia.
COMENTÁRIOS